Gostar?
A palavra “Gostar”, quando proferida, desencadeia-nos sensações agradáveis, como cuidar, carinho ou mimo.
Todos nós, desde de tenra idade, procuramos afetos e relações emocionalmente contentoras.
E quando o verbo “Gostar” é acompanhado da palavra Violência? Realmente, não parece que estes dois conceitos possam formar uma união evolutiva, pois são definições divergentes. Como é eu que posso gostar de alguém e fazer-lhe mal? Estranho!… Como é que se pode demonstrar afetos nobres através da agressividade?
Cada vez mais, esta ideia assume um lugar de destaque. Para muitos, é algo normal num relacionamento entre duas pessoas.
A agressividade e os maus tratos físicos e/ou psicológicos, fazem, cada vez mais, parte do modo de vida de alguns casais, constituindo um problema social vincado.
A violência, definitivamente, não é um ato de amor, exerce unicamente poder sobre o outro, mas nunca perpetua o respeito, pelo contrário, consolida o medo e o terror. Provoca danos irreversíveis na vida de quem é violentado.
Torna-se importante, chamar a atenção para todos os estratos etários, principalmente os mais jovens, que amar e ser amado, engloba respeito e também autonomia.
Não é legitimar condutas abusivas, achando que se vai perder uma relação (que relação?), caso não se obedeça a regras e valores que a maior parte das vezes estão distorcidos.
Cada pessoa tem que ter uma identidade própria, valorizar-se e ter autoestima. Numa relação tem que haver maturidade para resolver as divergências através de comportamentos adequados, refutando e repudiando quaisquer tipos de justificações ou argumentações culturais, que ainda possam sustentar que os comportamentos de violência ainda são uma forma natural de demonstração de afetos nobres.
 
Dra. Sandra Martins | Psicóloga no Hospital Misericórdia da Mealhada
INÍCIOO HOSPITALSERVIÇOSESPECIALIDADESACORDOSCONTACTOS 
Saiba mais...INÍCIO
SOBRE NÓS
MISSÃO, VISÃO E VALORES
ADMINISTRAÇÃO
INFO+ HMM
CARTÃO SAÚDE P/ TODOS
HORÁRIOS
EVENTOS e NOTÍCIAS
231 209 471
231 209 472
231 209 053
231 209 055
Geral
Cons. Especialidade
SIGIC
Fisioterapia
231 209 050
231 209 052
231 209 056
231 209 470
Imagiologia
C. Continuados
Contabilidade
Internamento