Comemora-se a 18 de outubro, o Dia Mundial da Menopausa. A menopausa representa um evento fisiológico, que está relacionada com sintomas que podem alterar o bem-estar da mulher, podendo limitar de alguma forma as suas atividades diárias. (...)
Ao longo da vida deparamo-nos com imensas e árduas dificuldades que, muitas vezes, são difíceis de resolver e de ultrapassar. Muitas delas provocam tanta dor e sofrimento psicológico, que desencadeiam períodos de doença mental. (...)
A sociedade atual encontra-se organizada com diferentes estratos etários, e se há alguns anos a população era composta maioritariamente por crianças, jovens e adultos, neste momento, observa-se uma mudança, (...)
É cada vez maior o número de pais que recorrem a consultas de pedopsiquiatria, preocupados com o comportamento dos filhos. Estamos a falar de crianças sem limites, desobedientes, desafiadoras, “pequenos reizinhos lá de casa” que impõem a sua lei (...)
Segundo a Associação Portuguesa de Gagos (APG), a gaguez é uma perturbação da comunicação em que a pessoa sabe exatamente o que quer dizer, mas o seu discurso é caracterizado por disfluências. (...)
Dia 10 de outubro assinala-se o Dia da Saúde Mental. A Saúde Mental não é exclusiva da psique, pois não se pode separar a mente do corpo, e vice-versa. Estas duas áreas estarão sempre interligadas, dado que o Ser Humano é uma fusão de físico, mente e social. (...)
O Amor é fundamental na organização e estruturação do ser humano. Dependemos das relações para evoluirmos e iniciamos um diálogo de emoções logo à nascença, com os primeiros cuidadores, os pais. (...)
A Anorexia é um transtorno alimentar grave, que apresenta alta morbilidade e mortalidade, e a sua incidência tem vindo a crescer nos últimos anos. (...)
O brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil. É um processo dinâmico que permite o desenvolvimento intelectual, afetivo e social (...)
A 29 de Outubro comemora-se o “Dia Mundial do AVC”. Uma efeméride destinada a cumprir vários objetivos, parecendo-me um dos mais importantes o de lembrar a sociedade da relevância (...)
Muitas vezes perguntamo-nos: Porquê?..Porque razão ele(a) fez tal ato? Parece não haver justificação possível para justificar o suicídio, mas cada vez mais, este fenómeno está a aumentar em Portugal e no resto do mundo. (...)
As doenças cardiovasculares (DVC) representam a principal causa de morte em Portugal. O conhecimento científico atual demonstra que a maior parte das DVC resultam de um estilo de vida inapropriado (...)
O comportamento social é constituído por regras, condutas e normas sociais. Desde de cedo o ser humano necessita de interiorizar regras e limites em variados contextos sociais para poder e saber interagir organizadamente com os outros. (...)
O doutor Guilherme Castela é um dos Oftalmologistas do HMM, é o responsável pela Secção de Órbita e Oculoplástica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e é o coordenador do Grupo Português de Órbita (...)
O Dr. Filipe Mira é Oftalmologista e colaborador no Hospital Misericórdia da Mealhada. Atualmente desempenha também funções no Centro Hospitalar Médio Tejo sendo co-responsável pela secção de Retina do Serviço de Oftalmologia. (...)
A preocupação com os cuidados de saúde adensa-se cada vez mais no nosso País, especialmente na faixa etária com mais de 65 anos, algo que representa, atualmente, cerca de 20% da população portuguesa.
As uveítes podem ser classificadas como crónicas ou agudas, dependendo do tempo de duração. A aguda tem um início rápido, em poucos dias, e duração de até seis semanas. (...)
O termo ambliopia vem do grego (amblios = débil e opia = vista) e significa literalmente 'visão débil'. Trata-se da diminuição da visão, uni ou bilateral, por estímulo visual inapropriado durante os primeiros anos de vida. (...)
A lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Ela é composta por água, sais minerais, proteínas e gordura, com a função de lubrificar, (...)
O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, compromisso visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. (...)
O Dr. Filipe Henriques e o Dr. Nelson Pedro em conversa com o Jornal da Mealhada abordam a relação de proximidade entre duas especialidades médicas: a Oftalmologia e a Medicina Interna. (...)
A Diabetes Mellitus é uma doença crónica caracterizada pelo aparecimento de níveis elevados de açúcar (glicose) no sangue. O excesso continuado de açúcar no sangue vai (...)
Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. (...)
A retina é uma camada de tecido nervoso que reveste o interior do olho e que é fundamental para o desempenho visual. Se imaginarmos que o olho é a sala de uma casa, a retina seria uma alcatifa que reveste as suas paredes. (...)
A catarata corresponde à opacificação do cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. (...)
Devidamente tratada, a DIABETES não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. (...)
A Artrose é uma doença crónica, degenerativa que afecta principalmente adultos com mais de 55 anos. Caracteriza-se pela degradação da cartilagem articular e osso adjacente sendo mais comum nas articulações dos joelhos e ancas. (...)
O Hospital Misericórdia da Mealhada tem disponível os aparelhos necessários para os exames complementares de diagnóstico e de laser, na área de oftalmologia, não tendo os utentes que se verem “obrigados” a deslocar (...)
A membrana epirretiniana é uma fina camada de tecido cicatricial que se desenvolve sobre a retina e enruga a mácula, que é a porção da retina responsável pela visão central, ou seja a visão dos detalhes, formas e cores (...)