Sobre Nós

A Saúde é a nossa Missão!

O Hospital Misericórdia da Mealhada tem como missão a prestação de serviços de saúde humanizados, de qualidade técnica, científica e ética, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, tendo na base, uma organização hospitalar autossustentável.

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada mobiliza sinergias, visando a construção diária de um hospital de referência, quer para os seus utentes, quer para os seus colaboradores. Procura esbater assimetrias de índole geográfica, no acesso aos cuidados de saúde da população. A gestão interna do hospital visa a sustentabilidade e a eficiência na aplicação dos recursos materiais, humanos e financeiros, colocando-os ao serviço dos utentes.
Qualidade, Ética, Respeito pelo Indivíduo, Performance, Inovação, Dedicação são os seis pilares em que se baseiam os valores de uma resposta social da instituição que há mais de cem anos procura servir as comunidades do concelho da Mealhada, e territórios envolventes, no bem mais precioso que o ser humano pode almejar, a sua Saúde.

Conheça os nossos ServiçosConheça as nossas Especialidades

Somos um Hospital do setor social - não somos uma resposta privada - e temos grande cooperação com o Serviço Nacional de Saúde, com subsistemas de saúde e uma quantidade assinalável de seguradoras, empresas e instituições. Com o intuito de Servir as Comunidades na sua Saúde e qualidade de Vida.

A nossa História

O sonho de construir um Hospital na Mealhada era desígnio do mais ilustre dos mealhadenses – o Professor Doutor António Augusto da Costa Simões (1819-1903), médico, reitor da Universidade de Coimbra e insigne cientista – desde a década de 1860. Desde essa altura foi conseguindo somar apoios enquanto ele próprio idealizava e desenhava um hospital.

Faleceu, em 1903, sem o conseguir ver edificado. Mas tinham ficado garantidos os compromissos e, no ano da sua morte, iniciaram-se as obras. Em 12 de agosto de 1906 foi, então, inaugurado o Hospital de Santa Maria, da Mealhada.

Um desses compromissos era de uma amiga do ‘velhinho professor’, a conimbricense Dona Maria José Barata e Silva, que lhe havia prometido o financiamento para a obra, na condição do Hospital ser gerido por uma Santa Casa da Misericórdia. Em 15 de outubro de 1906, então, era fundada a “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia sob a invocação da Senhora Sant’Ana da vila e concelho da Mealhada”.

O Hospital de Santa Maria foi um importante serviço à população – carenciada e desprovida de cuidados básicos – recebendo obras de ampliação e beneficiação – nomeadamente em 1942 -. Mas a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada entendeu que a necessidade de actualização desta relevante resposta social obrigava à construção de um novo edifício. E assim aconteceu a partir de 1953. Tendo o novo edifício – com a nova designação Hospital Sub-regional – sido inaugurado em 1968.

Pouco tempo depois, o Estado Português chamou a si a gestão do Hospital da Mealhada e na década de 1980 a unidade hospitalar paralisou definitivamente. Em 31 de outubro de 1999, a Administração Regional de Saúde do Centro devolveu-o à Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.

Com o edifício novamente na sua posse e num estado lastimável, a Misericórdia, sob a liderança do Provedor João Peres pôs mãos à obra e promoveu a reconstrução do Hospital, enquanto serviço, mas também enquanto desígnio de Serviço à comunidade. E em 12 de agosto de 2006, precisamente cem anos depois da inauguração do primeiro, foi inaugurado o Hospital Misericórdia da Mealhada, revolucionando a prestação de cuidados de saúde no território e mantendo viva a chama ancestral de Serviço ao Próximo.

Conheça a nossa Instituição

Administração

João Peres

Provedor da SCMM

Aloísio Leão

Diretor Clínico

Ana Carina Soares

Enfermeira Diretora

Elisabete Moreira

Diretora Técnica da UCC

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.