Sobre Nós

A Saúde é a nossa Missão!

O Hospital Misericórdia da Mealhada disponibiliza serviços de saúde humanizados e de alta qualidade técnica, científica e ética, com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A nossa organização hospitalar visa ser autossustentável, procurando ser sempre uma referência tanto para os pacientes como para os colaboradores.

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada trabalha incansavelmente para construir diariamente um hospital de excelência, eliminando disparidades geográficas no acesso aos cuidados de saúde. Internamente, procuramos a sustentabilidade e a eficiência na utilização dos recursos materiais, humanos e financeiros, colocando-os à disposição dos pacientes.

Qualidade, Ética, Respeito pelo Indivíduo, Performance, Inovação e Dedicação são os valores fundamentais que norteiam nossa instituição há mais de cem anos, enquanto servimos as comunidades do concelho da Mealhada e regiões vizinhas, visando o bem-estar mais precioso que um ser humano pode ter: a sua Saúde.

Conheça os nossos ServiçosConheça as nossas Especialidades

Como hospital do setor social comprometido com o bem-estar público, estabelecemos uma parceria sólida com o Serviço Nacional de Saúde, com diversos subsistemas de saúde e com uma grande variedade de seguradoras, corporações e instituições.
O nosso objetivo principal é servir a Comunidade, promovendo a sua Saúde e Qualidade de Vida de forma abrangente e eficaz.

A nossa História

O sonho de erguer um hospital em Mealhada foi o objetivo do eminente mealhadense Professor Doutor António Augusto da Costa Simões (1819-1903), médico, reitor da Universidade de Coimbra e destacado cientista, desde os anos 1860. Ao longo do tempo, ele angariou apoios enquanto concebia e planeava o hospital.

Embora tenha falecido em 1903, sem testemunhar a sua construção, os compromissos foram mantidos e as obras começaram no ano do seu falecimento. Em 12 de agosto de 1906, o Hospital de Santa Maria, em Mealhada, foi inaugurado.

Um desses compromissos foi feito por uma amiga próxima do professor, Dona Maria José Barata e Silva, de Coimbra, que prometeu financiar a obra sob a condição de o hospital ser administrado por uma Santa Casa da Misericórdia. Assim, em 15 de outubro de 1906, foi fundada a “Irmandade da Santa Casa de Misericórdia sob a invocação da Senhora Sant’Ana da vila e concelho da Mealhada”.

O Hospital de Santa Maria desempenhou um papel vital ao atender a população carente de cuidados básicos, passando por obras de expansão e melhoria, especialmente em 1942. Contudo, a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada reconheceu a necessidade de modernizar essa importante resposta social, o que resultou na construção de um novo edifício a partir de 1953. O novo edifício, agora denominado Hospital Sub-Regional, foi inaugurado em 1968.

Posteriormente, o Estado Português assumiu a gestão do Hospital da Mealhada, que acabou por encerrar definitivamente na década de 1980. Em 31 de outubro de 1999, a Administração Regional de Saúde do Centro devolveu a gestão à Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.

Com o edifício novamente sob a sua responsabilidade e em estado precário, a Misericórdia, liderada pelo Provedor João Peres, iniciou a reconstrução do hospital, não apenas como um serviço, mas como um compromisso com a comunidade. Em 12 de agosto de 2006, exatamente cem anos após a inauguração do primeiro hospital, foi inaugurado o Hospital Misericórdia da Mealhada, revolucionando a prestação de cuidados de saúde na região e mantendo a tradição de Serviço ao Próximo viva.

Conheça a nossa Instituição

Administração

João Peres

Provedor da SCMM

Aloísio Leão

Diretor Clínico

Ana Carina Soares

Enfermeira Diretora

Elisabete Moreira

Diretora Técnica da UCC

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.