Para avaliar a função respiratória do utente, uma vez que é considerado um componente essencial no exercício clínico de uma grande maioria das especialidades médicas, o Hospital Misericórdia da Mealhada realiza exames para o estudo da função pulmonar pela mecânica ventilatória. As provas funcionais respiratórias permitem o estudo dos volumes e débitos respiratórios, das trocas gasosas, e o estudo da reatividade das vias aéreas, englobando assim diversos exames, sendo os mais comuns a espirometria, o estudo da mecânica ventilatória por pletismografia, as provas de broncomotricidade, os testes de difusão e os testes de exercício cardiopulmonar.
Os exames são de fácil execução, não invasivos, indolores, e não precisam de preparação específica. Sendo reprodutíveis, têm um elevado valor de antecipar o prognóstico e desobrevida, bem como um importante papel na prescrição e no acompanhamento da terapêutica do doente.
Perante o período de pós-pandemia, que deixou sequelas pulmonares a vários utentes, estes exames tornam-se ainda mais relevantes no sentido de poder ser diagnosticada uma doença respiratória e, consequentemente, ser feito o devido acompanhamento.